Acupuntura no parque atrai a população

Imagem
PREV
NEXT

A primeira comemoração do “Dia Nacional da Imigração Chinesa no Brasil“ ocorreu no dia 12/08/2018 no Parque da Aclimação em São Paulo. A solenidade contou com atrações artísticas e culturais como danças, trajes, recorte de papel, pintura, caligrafia e como não poderia faltar, a acupuntura, além de uma cerimônia beneficente, promovida pela Associação dos Chineses do Brasil.

A Azymec esteve presente atendendo gratuitamente a população. Dr. Yip Fu Kwan, fundador e Diretor Executivo da AZYMEC ,  Dr. Lo Shiu Chung, Presidente da AZYMEC e a Dra. Ma Pei Ling,  Vice-Presidente da AZYMEC primeiramente fizeram diagnóstico segundo o método Si Zhen da Medicina Tradicional Chinesa que inclui a pulsologia e observação da língua e da fisiognomia e posteriormente os pacientes foram encaminhados para serem atendidos pelos acupunturistas da Associação.

O evento contou com a presença da Cônsul Geral da China Chen Peijie, que destacou  a “demonstração de fraternidade e amizade sincera entre os dois governos e povos”, do Deputado Federal Fausto Pinato, autor do Projeto de Lei para a implantação desta data, da Primeira-Dama de São Paulo, Sra. Lúcia França que agradeceu as doações  aos projetos sociais, e do chefe da Associação dos Chineses no Brasil, Zhu Suzhong, que  ressaltou como o Brasil acolheu os imigrantes.

Houve condecoração às celebridades chinesas e brasileiras que contribuíram para a amizade sino-brasileira e contou também com a doação de cestas básicas e cobertores por parte das comunidades chinesas para 24 grupos de caridade locais.

 A Lei 13.686/18 de 26/06/2018 instituiu o dia 15 de agosto como o “Dia da Imigração Chinesa”, pois em 15/08/1900 os primeiros imigrantes chineses oficialmente chegaram a São Paulo.  Esta homenagem foi proposta em reconhecimento e respeito devido as grandes relações comerciais entre os dois países bem como a contribuição da colônia chinesa ao nosso desenvolvimento econômico, social e cultural ao longo desses anos. Os estreitos laços culturais entre as duas nações faz com que datas comemorativas como o Ano Novo Chinês e o Festival das Lanternas integrem a programação da nossa agenda cultural.

A Migração Chinesa no Brasil data de 1812, com a chegada de aproximadamente trezentos chineses trazidos ao Brasil para o cultivo de chá, um dos principais produtos de comércio da época. Inicialmente trabalharam em lavouras no Jardim Botânico e na Fazenda Imperial de Santa Cruz.

Fundada em 1882, a Companhia de Comércio e Imigração Chinesa trouxe mais de 1000 chineses para trabalhar em uma mina em São João Del Rei. Estes trouxeram a acupuntura, artes marciais, mudas e sementes de plantas, entre outras técnicas que contribuíram no campo da medicina.

Em 1950 cerca de 100 imigrantes recém-chegados se estabeleceram na Hospedaria de Imigrantes em São Paulo, onde até então predominava o cultivo do café. Na década de 50, devido a guerra, muitos adotaram o Brasil como seu novo lar.

Com dificuldades de conseguir emprego devido a diferença do idioma, abriram restaurantes com a típica culinária e lavanderias familiares, que empregavam os recém-chegados auxiliando-os até que conseguissem se estabelecer financeiramente.

Segundo estimativas do Ministério do Planejamento, atualmente há cerca de 250 mil chineses, incluindo seus descendentes, vivendo no Brasil tendo a cidade de São Paulo o maior polo da comunidade chinesa, em torno de 160 mil. Depois de Portugal, a China tem a mais antiga história de imigração com o Brasil. Segunda potência econômica mundial, mesmo com a crise econômica brasileira, os investimentos chineses não param de crescer no país, investindo principalmente em energia, mineração, óleo e gás, sendo na atualidade o maior parceiro econômico.

 

 

Referências Bibliográficas:

 http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/RELACOES-EXTERIORES/526946-FRENTE-PARLAMENTAR-BRASIL-CHINA-SERA-LANCADA-NA-QUARTA-FEIRA.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_chinesa_no_Brasil

http://portuguese.xinhuanet.com/2018-08/13/c_137386139.htm

https://www.brasil247.com/pt/247/mundo/365031/Chineses-no-Brasil-celebram-o-primeiro-Dia-Nacional-da-Imigra%C3%A7%C3%A3o-Chinesa.htm

/www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/06/27/lei-institui-dia-nacional-da-imigracao-chinesa

http://saopaulo.china-consulate.org/pl/xwdt/t1585512.htm

g1.com.br/globonews (Programa GloboNews Especial: Chineses no Brasil)

Assunto