Curso Avançado

Imagem

CURSO AVANÇADO DE ACUPUNTURA

Com aprofundamento em Medicina Chinesa e Técnicas complementares

 

A acupuntura é uma das técnicas de tratamento da medicina chinesa, sendo a sua eficácia no alívio da dor, capacidade de cura e baixo custo, reconhecida mundialmente.   No entanto, o bom resultado depende da capacidade técnica de quem a exerce, pequenos detalhes como localização precisa dos pontos e a profundidade da inserção faz a diferença nos tratamentos.  Na antiga China, estes conhecimentos eram transmitidos somente de mestre para discípulo ao longo do tempo. No mundo moderno, por escassez de tempo, a educação é feita em massa mesmo nesta técnica milenar, mudou-se então a relação professor-aluno e, pequenos detalhes poderiam ser perdidos. Visando preservar e aprimorar estes conhecimentos, que só são possíveis com a orientação de um profissional realmente experiente, foi criado este curso.  As aulas teóricas são baseadas em tópicos exigidos pela Federação Mundial de Sociedades da Medicina Chinesa (WFCMS), e a prática no ambulatório da AZYMEC, com supervisão de profissionais experientes.  

Objetivo Geral:

Aprofundar o conhecimento das Teorias Fundamentais da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), Diferenciação de Síndromes, Tratamentos e dos Recursos Terapêuticos para melhor capacitação do profissional de Acupuntura, proporcionando maior efetividade nos resultados Clínicos.

Objetivo específico:

Aprimoramento do estudo da Medicina Tradicional Chinesa direcionado para o conteúdo exigido pela Certificação Internacional da Federação Mundial das Sociedades da Medicina Chinesa.

Público alvo: Acupunturistas que buscam aprimoramento de seus conhecimentos técnicos.

Pré-requisito: Formação básica em Acupuntura

Duração do curso: Início em março/2020 até novembro/2021, totalizando 21 meses.

  1. Aula teórica: Segundo final de semana do mês
  • Sábado das 14:00 às 18:00
  • Domingo das 9:00 às 16:00
  1. Aula prática: atendimento ambulatorial monitorado, primeiro domingo do mês, participação obrigatória.

Local do curso: Rua Graúna, 45 Moema, São Paulo 

Programação:

O conteúdo teórico deste curso é baseado nas disciplinas exigidas para a Certificação Internacional de Acupuntura da WFCMS e na utilização dos recursos terapêuticos.

 

  1. Bases Teóricas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC): Yin-Yang, 5 movimentos, relações órgãos e vísceras, os 4 métodos de inspeção, os princípios de diferenciação de síndromes, etiologia e patologia, etc.
  2. Bases Teóricas da Acupuntura: os meridianos, localização dos pontos e a sua utilização.
  3. Diferenciação de Síndromes e tratamento com MTC: através dos conceitos dos itens 1 e 2, fazer a diferenciação de Síndromes e o tratamento com acupuntura.
  4. Anatomia Humana voltada para Acupuntura.
  5. Prática de Acupuntura: Técnicas de Manipulação e Inserção de agulhas, outros recursos terapêuticos.

 

Habilidades que serão desenvolvidas:

  1. Bases sólidas dos fundamentos da MTC.
  2. Domínio da técnica da Acupuntura: Precisão na localização dos pontos, manipulação e inserção de agulhas.
  3. Aperfeiçoamento na diferenciação de síndromes.
  4. Seleção e combinação de pontos para o tratamento.
  5. Uso de outros recursos terapêuticos da MTC.

 Regulamentos:

  1. No final do curso, o profissional aprovado receberá o Certificado comprovando sua excelência e dentro dos padrões de atendimento da AZYMEC.
  2. Para receber o certificado, o aluno deve ter a presença de no mínimo 70% das atividades programadas e aprovação nas avaliações.
  3. A avaliação dos alunos será realizada pelos professores no decorrer do curso, através de provas  e das práticas nos ambulatórios.

 

Investimento:

Matrícula: R$120,00

Mensalidade: R$430,00

 

Assunto