Quem somos

A Associação Zhong-Yi-Yao de Medicina Chinesa do Brasil - AZYMEC- foi fundada em 25/01/2006 e é membro da Federação Mundial das Sociedades da Medicina Chinesa - WFCMS.
O termo Zhong-Yi-Yao vem dos caracteres: Zhong da palavra China; Yi é a ciência do tratamento e cura; Yao, fármaco. A combinação Zhong-Yi-Yao significa o arsenal da Medicina Chinesa.
A Medicina Chinesa é uma das maiores correntes de medicina tradicional do mundo, e também, é a que possui o mais completo registro. Sua base teórica foi formada ao longo dos cinco mil anos da história da China, cujos fundamentos vêm da observação do universo e do corpo humano, além das experiências clínicas. É o acúmulo de sabedoria milenar, que sempre cuidou do povo chinês antes da chegada da medicina ocidental à China, o país mais numeroso do mundo.
A Medicina Chinesa é profunda e abrangente, conta com diversas modalidades terapêuticas, entretanto todas se baseiam nos mesmos fundamentos e se complementam, a escolha de uma ou outra é pela condição do paciente, não são excludentes ou independentes. A Medicina Chinesa valoriza a prevenção, enfatizando o cuidado da saúde para não adoecer. O ensinamento começa pelo cotidiano e, existem princípios desde alimentação ao sono. Atualmente, a cada dia, a medicina integral vem sendo mais valorizada, nesta nova tendência mundial, acupuntura e fitoterapia chinesa também estão mais difundidas pelo mundo. No entanto, o acesso aos conhecimentos originalmente escritos apenas em chinês, dificulta a compreensão e consequentemente impossibilita o aprofundamento dos conhecimentos na teoria de diagnóstico e princípios de tratamento, comprometendo o resultado final na prática clínica.
No Brasil, um país grande e com população numerosa, há uma grande demanda na área da saúde, seja como prevenção da doença ou tratamento terapêutico. Apesar de existirem muitas escolas que formam profissionais de Medicina Chinesa, principalmente acupunturistas, é difícil avaliar a sua qualidade de ensino. Visando estas situações, e sob o incentivo da Federação Mundial das Sociedades da Medicina Chinesa (WFCMS), fundou-se a AZYMEC que tem como missão principal, de difundir a tradicional medicina chinesa, e a padronização desses conhecimentos aos profissionais brasileiros através da realização dos exames criados por WFCMS.
Além dos exames, a Azymec também promove seminários, cursos, estudos, práticas terapêuticas da Medicina Chinesa e, realiza atendimentos ambulatoriais beneficentes em vários pontos da cidade. Atualmente com atendimento regular na Futorong em Parelheiros - SP e na Associação Rejuvenescer em Cotia – SP

Seção